terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Nova Aliança e Antiga Aliança

Na Bíblia, é chamado de Antigo Testamento e Antiga Aliança, no português, no original é Tanack, que significa Escrituras. porque? sempre que Jesus dizia algo, Ele dizia: está escrito...

Jesus diz exatamente isso...


Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,
João 10:35

a Escritura... não pode ser anulada...

O que acontece nos dias de hoje, é a inversão de valores. Nós cristãos, seguimos a Cristo, pois Ele nos deu a condição da salvação, e em João 18:36, o reino de Jesus não é deste mundo e muitas igrejas pregam este mundo, e não o mundo de Cristo.

Nas Escrituras, era na carne, batalha e vitórias na carne, após Jesus, ainda temos carne, mas o reino de Deus se aproximou de nós por Jesus, então devemos andar em espírito e em verdade, e o espírito deve dominar a carne, assim Jesus disse:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33

Antigamente buscava-se o benefício e fazer o que era correto (atitude física), e o favor e a graça de Deus eram acrescentadas a estas pessoas. Davi, Moisés, Elias, foram quem desfrutaram da verdadeira graça Deus, ainda no Antigo Testamento, eles eram diferentes dos demais, não porque Deus faz acepção de pessoas, mas porque o coração deles era voltado para Deus.
Hoje, buscamos o reino de Deus, sua graça e misericórdia, seu reinado. As coisas do mundo devem ficar em 2º lugar. Jesus nunca disse para buscarmos apenas seu reino, mas Ele criou uma ordem lógica.

1º o reino de Deus.
2º coisas pessoais. (mas não precisa se preocupar com esta, Deus sabe o que precisa), logicamente tem alguns versículos que dizem para pedir, para clamar, mas isso não é o propósito de Deus, e as vezes algo que tanto pede, e não tem, pode te fazer afastar-te de Deus, então se clamas a Deus para que seja salvo, e que Deus faça a vontade dEle na sua vida, nem sempre o que deseja será feito, mas o que Deus deseja para você afim que seja salvo.


E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus,
Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.
Lucas 18:29-30


Jesus nunca disse que jamais abençoaria os seus, Ele disse para buscarem seu reino em primeiro lugar, pois não há nada mais importante do que a salvação.

Mas nós, ainda temos um corpo em carne, e vivemos, comemos, temos que trabalhar e pagar contas e aqueles que criam esta ordem, de Deus na frente, não digo que nunca terão falta de nada, o apóstolo Paulo passou fome, tanto que ele diz que soube ter abundância e soube passar necessidade, o que difere um cristão é que na adversidade ele tem a Cristo para ajudá-lo a atravessá-la. Nenhum dos de Cristo, foram largamente abençoados, todos passaram necessidade e fome, Deus sempre os supria, mas foram espancados e torturados, mas o que eles tinham no coração para encarar tudo isso, era o amor de Cristo, e a eternidade a vista.


O que Jesus quer na verdade, é que ajuntemos tesouros eternos, e não aqui, Ele quer que não nos preocupemos com este mundo, pois tudo aqui corrompe.


Esta é a prioridade, Deus, tesouro eterno, salvação, coisas que não se corrompem, pois quando se opta por buscar coisas do mundo, você não terá tempo para Deus, e consequente disso, perderá perder a salvação.

Quanto a Antiga Aliança, ou Escrituras.

Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Hebreus 8:13


A Nova Aliança envelheceu a Antiga, não matou. Um velho não está morto, apenas velho.

O que está velho, ainda não está morto, mas prestes a acabar. Quando acabará?


Quando Jesus voltar, pois a Lei serve para condenar o pecado na carne e quando estivermos com Jesus, não haverá mais Lei, e será o fim pois não haverá mais pecado.
A Nova Aliança serve para o Espírito e para salvação, e enquanto ainda existir carne. haverá Antiga Aliança, pois ela está velha, de fato ela não tem força sobre um justificado, pois Pedro disse que não se promulga lei para um justo. Mas qual de nós é justo? a Bíblia nos diz que não há um justo se quer, não entre nós, mas por aqui passou UM, JESUS CRISTO. Ele é o Justo. Nós somos os justificados por Ele. Sempre que pecamos temos o peso da Lei sobre nós, pois em Tiago está escrito que quando se peca, se peca contra toda a Lei, pois o criador da Lei é apenas um, ela vem de Deus. Cabe a nós arrependermos e não levar mais uma vida de pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário