quinta-feira, 15 de maio de 2014

A Lei e a Graça andam juntas

Muitos nos dias de hoje, dizem que vivemos pela graça, ou dizem que a Lei já passou, os Profetas passaram, e que o mundo mudou. Neste estudo quero respaldar como a lei e a Graça andam juntas, pois uma completa a outra, fazem parte de um todo que é Yeshua.

Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.
Romanos 3:31


Vou explicar de uma maneira simplificada como pode ser entendida.

No hebraico, não é Antigo Testamento e Novo Testamento, é Tanakh e Brit Hadasha, sendo o Tanakh a torah (Lei) de Deus, as Escrituras, palavras detentoras de poder, e o Brit Hadasha é a Nova Aliança.

Não são na verdade duas escrituras, onde a nova invalida a antiga. Vamos pensar em um terreno para construção de uma casa. O que comprova que o terreno é seu, é a escritura dele, porém, para a escritura ser válida, o terreno precisa existir, pois a escritura demonstra quem é dono do terreno e como é o terreno, logo se o terreno existe a escritura existe. Caso o terreno não exista a escritura é falsa.

O terreno é o Tanakh, a escritura é a Brit Hadasha, ou seja, o o Tanakh valida a Brit hadasha e a Brit Hadasha valida o Tanakh.


Para a Brit Hadasha existir ela precisa do Tanakh ou Torah de Deus. porquê? o Brit Hadasha mostra como a Torah funciona, ela mostra quem é seu dono, Yeshua, e Yeshua mostra como ela deve ser cumprida pois Ele é a própria Palavra de Deus.

Yeshua nosso salvador era o verbo, a Palavra Viva, e se fez carne e habitou entre nós, como Ele fez a Torah, Ele é o único que poderia revelá-la de modo claro.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:1-14


Muitos pegam textos sem contextos, versículos que não podem ser comprovados pelo restante da Bíblia, Yeshua deixa muito claro em Mateus 5:17 o que Ele fez com a Torah. 

Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
Mateus 5:17


Yeshua em Mateus 5:17 está dizendo para NEM PENSAR que veio abolir, (cancelar, anular) a lei e os Profetas, Ele diz para não pensar e reafirma que não veio anulá-la. Ele veio cumpri-la (tornar efetivo o que está escrito) ou seja, Yeshua veio mostrar como se faz, pois os a lei estava sendo interpretada de forma errada, de uma forma superficial.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Efésios 2:8


Sim pela graça somos salvos, por meio da fé em Yeshua, porém Deus é o mesmo ontem, e hoje, e sempre será, de modo que se a Palavra é dEle, e Ele é o Verbo, Ele não pode ser anulado, de modo, que a Lei na verdade, é o estatuto para servir a Deus, a Lei não salva, mas mostra-nos como o verdadeiro Cristão deve portar-se, pois se fosse apenas pela graça e pronto, Paulo jamais diria isso.

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,
nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.
1 Coríntios 6:9-10


Aqui vem outra questão.

E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.

Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
2 Coríntios 3:13-14


Moisés cobria sua face com véu, pois o povo não podia olhar para ele pois seu rosto brilhava fortemente, pois ele estava cheio da glória de Deus. Ninguém conseguia olhar para ele, então ele cobria até o brilho sumir. Estes versículos não indicam que o Velho Testamento foi Abolido, indica que o véu foi abolido (o véu aqui é o sujeito, repare que é citado nos dois versículos), pois antigamente como na época de Moisés, ninguém podia olhar para Deus. Hoje podemos chegar diretamente diante de Deus, e conversar com Ele, através de Yeshua que intercede por nós.

Yeshua não aboliu a lei, Yeshua desfez a inimizade de Deus com os homens

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade;
Efésios 2:14-16


Nestes versículos de Efésios, é fácil identificar pelo fato que Jesus "aparentemente" anulou a lei de mandamentos, digamos da seguinte forma, um patrão e seu funcionário, um dá a ordem e o outro cumpre. Então Yeshua ao coração, nos aproximando de Deus, nos fazendo filhos de Deus. Hoje não temos inimizade com Deus, pois os mandamentos não estão atos físicos, mas no coração, a Lei foi escrita no coração de cada um.

Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Jeremias 31:33


Yeshua veio revelar que a Lei não é uma quantidade de mandamento e ordenanças, (patrão e funcionário) mas um estatuto de vida (pai e filho). Ele veio mostrar o quão superficial o povo era, tratando a Lei da forma em que a tratavam. Yeshua veio mostrar a superficialidade da Lei, implantado-a no coração.

Ainda alguns acham que a Lei era difícil, e que agora é mais fácil, que Deus é amor, que Deus perdoa, mas repare abaixo uma pequena diferença entre superficialidade e coração.

Na Lei, se adulterar (ato físico) era executado.
Na Graça, se desejar no coração já adulterou, (pecado que se não arrependido = morte)

Na Lei, se matar (ato físico) era executado.
Na graça, só de aborrecer o irmão já cometeu homicídio (pecado que se não arrependido = morte)


Yeshua veio mostrar que antes do ato físico ser cometido, o pecado já está no coração.

O último cordeiro imolado foi oferecido na cruz. Yeshua o messias. Ele intercede por nós a YHWH, pois a inimizade foi removida por Ele. Se pecasse, tinha que ir ao sacerdote, fazer uma oferta pelo pecado, matando um cordeiro, aspergindo sangue, para ser perdoado, hoje chegado diante de Deus, confessamos nossos pecados e em nome de Yeshua, somos perdoados.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Isaías 53:5


Lembre-se que Yeshua não pode anular sua própria palavra.

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?
Números 23:19


Não penseis que vim abolir a lei ou os profetas; não vim abolir, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da Lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Mateus 5:17-19


Veja nestes versículo, que nem um til da Lei será passado, até que o céu e terra passem, ou seja, até que Yeshua volte.

A Bíblia não tem como pegar um versículo e fazer ele valer, outros versículos devem comprovar a veracidade dele, deve ser sempre analisada como um todo, pois até o adversário quando tentou Yeshua, tentou com o salmo 91.

Veja o que o adversário diz na tentação.

E disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Mateus 4:6


Veja o que o Salmo 91 diz.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.

Salmos 91:11-12


O que isso diz? Texto sem contexto é heresia, pois quando a Palavra é usada desta forma é tentação contra Deus. Jesus mesmo disse.

Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Mateus 4:7


Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá.
Diligentemente guardarás os mandamentos do Senhor teu Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te ordenou.
Deuteronômio 6:16-17


As vezes pensamos, poxa, mas tem que cumprir tudo, será que não é um coração endurecido? qual a dificuldade se YHWH mesmo fala

Quando obedeceres à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da Lei; quando te converteres ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma.
Porque este mandamento, que eu hoje te ordeno, não te é difícil demais, nem tampouco está longe de ti.
Deuteronômio 30:10-11


Como fazer então?

Cristo trouxe a superficialidade da lei para o coração de tal forma que o apóstolo Paulo diz:

O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Romanos 13:10


E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
Mateus 22:37-40


Verifiquemos então nos 10 mandamentos e com amor, nós o cumprimos.

1 - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6 - Não matarás.
7 - Não adulterarás.
8 - Não furtarás.
9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20:1-17


Com amor a Deus. o maior mandamento, você cumpre os 4 primeiros mandamentos, e com amor ao próximo você cumpre os outros 6 mandamentos, pois se você ama teu pai e tua mãe, você não o desonra, se você ama teu próximo, você não mata, não adultera, não rouba, não mente, e não quer o que teu irmão tem. Como você ama teu próximo, você quer o bem dele,


E Yeshua confirma a lei.

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Romanos 10:4


Usando um dicionário de português, vemos que a palavra fim, tem o significado de objetivo, logo o objetivo da Lei é Cristo.

Nós da nova aliança, não vivemos pela Lei para sermos salvos, nós somos salvos pela fé, de tal maneira que assim cumprimos a Lei.

Digamos que é de uma maneira contrária ao Antigo Testamento, antes as pessoas precisavam cumprir a Lei para serem aprovadas por Deus, hoje, somos aprovados (justificados por Cristo) e assim cumprimos a Lei.

Quando há o novo nascimento, você não vive mais pelas obras da carne, você vive pelas obras do Espírito.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 8:1


Vivendo assim, em Espírito e em Verdade, nós cumprimos a Lei, pois esta é a ÚNICA forma de servir a Deus. Então, nós antes éramos pecadores, vivíamos em pecado, agora após o novo nascimento, nós não vivemos mais em pecado, vivemos em Espírito.

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Gálatas 5:16-18


Não digo que se pode fazer qualquer coisa, pois o apóstolo Paulo diz que tudo posso mas nem tudo me convém, nós seres humanos estamos na situação que Paulo disse aos Gálatas, a carne é contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, então se buscar a Deus diariamente, orando, lendo, praticando as obras do Espírito, andará em Espírito, não estará debaixo da Lei, pois cumpriu-se a Lei. Mas se não buscar a Deus, não ler, não orar, se distanciará de Deus e sendo assim, praticará as obras da carne, e estará debaixo da Lei, e por ela será julgado.

Antes vivíamos em pecado, agora vivemos em Espírito, mas as vezes nós como seres humanos estamos sujeitos a carne e as vezes pecamos, cabe a nós arrependermos e confessar nossos pecados a Deus, Ele é fiel e justo para perdoar.

Se realmente tem amor dentro de cada pessoa, se tem um coração quebrantado e contrito, esta pessoa cumpre toda a lei de forma simples.


O problema é que o coração do ser humano as vezes é endurecido para fazer suas vontades e não as vontades de Deus.

Se pararmos para pensar realmente, não é impossível ter uma vida santa. uma vida que agrada a Deus, não estou dizendo que seremos perfeitos, mas estaremos tentando ser como Jesus foi. Pois a salvação é para o justificado (aquele que aceitou Jesus e vive conforme a Palavra de Deus) não para o pecador. O salvo pode pecar, as vezes escorregamos sim, por falta de conhecimento, pelo cotidiano da vida, mas a Palavra nos mostra onde está o erro. Pois temos em nosso coração a Lei, temos o que é certo e o que é errado, e assim possamos nos arrepender, e voltar ao caminho que leva a salvação.

Peço a quem estiver lendo que não endureça o coração como fazem os fariseus. Deus não tem prazer no pecado, e nem ama o pecador, .

Deus ama aquele que ama a sua Palavra

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 14:21


Quanto ao pecador que vive em pecado e continua a praticar o pecado.

O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira alguma terá por inocente; o Senhor tem o seu caminho no turbilhão e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
Naum 1:3


Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.
Apocalipse 22:15

No dia do juízo, os livros serão abertos e haverá o julgamento.

E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Apocalipse 20:12-15


Então os livros serão abertos e os mortos serão julgados conforme suas obras, pois viveram pela carne e praticaram as obras da carne, assim estão debaixo da lei.

Veja que o livro da vida também foi aberto, e os nomes que lá estavam, foram salvos, pois viveram em Espírito e em verdade, não estando debaixo da lei.

Lembre-se que

Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 6:22-23


Quando errar, peça perdão, não tenha uma vida desenfreada vivendo em pecado e mais pecados, nós fomos justificados por Yeshua, e Deus perdoa a vida de qualquer um, contando que o arrependimento seja genuíno e não pratique mais o pecado.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
1 João 1:9


Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
Mateus 3:8


Que o amor de Cristo esteja em vocês.

11 comentários:

  1. Compreendi cada estrofe.
    Que Deus continue lhe abençoando e aperfeiçoando-o, para que possas repassar a palavra dEle com essa maneira tão simples e objetiva.
    Fique na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda. Palavra com base bíblica e que além de me esclarecer muitas dúvidas através de uma abordagem simples e direta edificou minha vida e alegrou minha alma. Deus abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico muito alegre em saber que pessoas são edificadas. que o Eterno abençoe sua vida

      Excluir
  3. Incrível, muito edificante. Que o Senhor abençoe grandemente. Que essa palavra alcance mais pessoas!! 👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. É gratificante saber que pessoas são alcançadas. Glórias ao Eterno

    ResponderExcluir
  5. Esse estudo é muito importante pra todos nós meus irmãos em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Artigo bom e esclarecedor

    ResponderExcluir
  7. Como essas palavras me ajudaram a entender muitas coisas, maravilhoso estudo obrigada, que Deus continue abençoando e cuidando de todos nós.

    ResponderExcluir