quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

YESHUA ABOLIU A LEI?

Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
Mateus 5:17-19




Muitos hoje em dia pensam que temos o Novo Testamento em substituição ao Velho Testamento, nomes estes dados por Roma no concílio de Niceia no século III substituindo os nomes Torah e Brit Hadashá, porém não é uma inverdade, mas apenas uma troca de nomes, o que não significa que a Lei foi invalidada. Hoje vivemos, sim, em uma Nova Aliança, a Brit Hadashá, e nem por isso deixamos de guardar os escritos na Lei, as 10 Palavras dadas a Moisés no deserto.

Não ignoramos, porém, que a Lei é boa, se alguém usar dela legitimamente,
sabendo isto, que as leis não são feitas para o justo, mas para libertinos e insubordinados, para ímpios e pecadores, para depravados e profanos, para parricidas e matricidas, para assassinos,
fornicários, sodomitas, roubadores de homens, mentirosos, perjuros, e para tudo o que é contra a sã doutrina,
segundo o Evangelho da glória do Deus bendito, que me foi confiado.
1 Timóteo 1:8-11

Na carta escrita a Timóteo, está bem claro que a Lei foi feita para punir os pecadores, para lhes mostrar o quanto estão errados diante do Eterno. Não podemos negar tal fato.

Mas e quanto aos justos? a Lei é válida? Sim, claro, se usada de forma legítima também, mas porque um justo deveria se preocupar com a Lei se este já não possui em sua índole a vontade de mentir, de adulterar, de ter outros ídolos? Ele evita todas estas coisas, logo a Lei não tem nenhum peso sobre seus ombros e jamais será condenado por ela.

A questão que muitos se contradizem é justamente por Paulo muitas vezes fazer diversas alusões à Lei e muitos por não entenderem o que realmente está escrito se confundem inventando novas doutrinas. A verdade é que desde a criação, a doutrina foi sempre a mesma.

Mas e quando YESHUA cita os dois maiores mandamentos?


Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Mateus 22:36-40

Nós vamos notar que o verso 36 há uma pergunta do grande mandamento da Lei, e no 40 YESHUA diz que os dois dependem toda a Lei e os profetas. Mas qual o motivo? Vamos então verificar o que está escrito na Lei, dada ao povo no deserto.

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
Deuteronômio 6:5

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:18



Creio que os versos citados acima, são exatamente iguais aos citados por YESHUA em Mateus 22:37 e 39.

Antigamente a Antiga Aliança, a Torah, escrita em tábuas de pedra lidas ao povo dia a dia para que se lembrem dos mandamentos e se afastassem do pecado. Hoje temos a Nova Aliança, a Torah escrita nas tábuas do coração, a qual dia a dia nos permite andar próximos do Eterno evitando assim que pequenos contra Ele, mas fato é que YESHUA sendo o sacrifício perpétuo por nós, se caso pecarmos e nos arrependermos, Ele nos perdoará.

Não devemos ignorar a Lei e os profetas, os quais testificam sobre a vinda do Messias. Devemos sim, compreendê-la e praticá-la, lembrando que existe a Lei, e existe a punição pela transgressão dela, a qual pertence ao Juízo do Eterno e não ao nosso.

Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Romanos 2:13

O que devemos entender, é que muitas vezes na Bíblia vemos fariseus, e o mesmo acontece hoje em dia com pessoas querendo fazer a justiça da Lei, e não praticá-la, como assim? Querem aplicar as punições da Lei nos pecadores ao invés de levá-los ao arrependimento pela transgressão da Lei. Querem desta forma ser juízes e não praticantes. O Messias sempre alertou isso ao povo, mas não queriam seguir assim. 

Vamos fazer uma breve análise do caso da mulher flagrada em adultério.

Pessoas de todas as idades acham uma mulher em adultério e a levam ao Messias para que fosse cumprida a punição pela transgressão da Lei.

1 - Porque levaram apenas a mulher?  Isentaram o homem?
- Pelo descrito há de se entender que apenas homens estavam lá naquele momento e queriam condenar a mulher. (poderia até ser classificado como um machismo)

2 - Quando o Messias os manda atirar a pedra porque vão saindo um a um?
- Esta pergunta mostra exatamente que não queriam se arrepender, mas apenas condenar, não eram praticantes da Lei, mas juízes dela. Portanto um a um foi embora ao invés de dobrar os joelhos ali ao lado da mulher em sinal de arrependimento.

3 - O Messias mostra ali que durante vida o perdão é melhor que o juízo, pois este está guardado para o último dia, onde não haverá mais tempo nem perdão, como diz, um dia pranto e ranger de dentes.

O que entendemos pelo texto é que ali, a mulher que era a condenada pelo adultério, foi perdoada, condicionada a não pecar mais, enquanto os acusadores continuaram suas vidas sem arrependimento.

Quantos de nós agimos hoje assim? Não adianta dizer que a época era diferente, hoje em dia é outro caso, quando na verdade a essência do pecado continua nas pessoas desde a queda de Adão. A rivalidade, culpa, orgulho e juízo sempre estiveram presentes no ser humano, e vão permanecer enquanto não formos doutrinados pelo Espírito do Eterno.

Devo lembrar-vos que a graça sempre existiu, assim como Leis. Se não houvesse graça antes do Messias todo o povo que existiu estariam mortos mas foram abençoados pela intercessão daqueles que eram ungidos. Abraão, Moisés, Davi, os Profetas, todos estes tiveram sobre a cabeça o derramamento do Espírito através da unção pelo azeite. Hoje, nos foi derramado o Espirito do Eterno através da morte e ressurreição do Messias. Eles desfrutaram da graça e nós também, assim como eles tiveram a Lei, e nós também.

Devemos sempre parar e pensar quando o coração pesar, pois podemos pecar e não perceber, mas o Espirito nos avisa, devemos então retornar, arrepender, e seguir adiante.

Que a Shalom do Eterno seja com todos vocês.






Nenhum comentário:

Postar um comentário