quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

QUEM É YESHUA?

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
João 1:1-5




Uma das maiores verdades e das maiores dúvidas são encontradas no verso de João, onde muitos se contradizem pensando nisso ou naquilo, mas o que realmente o verso 1 queria dizer? Vamos fazer uma breve análise do texto o questionando.

No princípio era o verbo

Porque ali consta o termo "era"  no passado? Isso prefigura algo que já foi e não é mais.

E o verbo estava com DEUS

Agora nos vem um "estava". Ele era, ou estava? isso prefigura que estava junto de alguém.

E o verbo era DEUS

Agora mais uma vez "era". O que será então que o texto em si quer dizer, se era, estava e era? e no verso 2 diz que no princípio estava com DEUS. Vamos voltar ao início e verificar.

No princípio criou DEUS o céu e a terra.
Gênesis 1:1

No texto em si vemos apenas que no princípio (o mesmo termo em João 1: 1 e 2), havia apenas DEUS, sim, e muitos por isso pensam algo que é além do que deveria ser. Então vamos neste caso ao hebraico.

1
bə·rê·šîṯ   1
בְּרֵאשִׁ֖ית   1
In the beginning   1
Prep‑b | N‑fs   1
1254 [e]
bā·rā
בָּרָ֣א
created
V‑Qal‑Perf‑3ms
430 [e]
’ĕ·lō·hîm;
אֱלֹהִ֑ים
God
N‑mp
853 [e]
’êṯ
אֵ֥ת
 - 
DirObjM
8064 [e]
haš·šā·ma·yim
הַשָּׁמַ֖יִם
the heavens
Art | N‑mp
853 [e]
wə·’êṯ
וְאֵ֥ת
and
Conj‑w | DirObjM


.
 
 
776 [e]
hā·’ā·reṣ.
הָאָֽרֶץ׃
the earth
Art | N‑fs




















Note ali o termo numero por Strong 853, na transliteração temos dois "et",  um antes de criar os céus e outro antes de criar a terra.

O termo hebraico אֵ֥ת (et) é escrito por uma letra Alef (primeira letra do alfabeto hebraico) e um Tav (a última letra do alfabeto hebraico) e este termo não é traduzido e nem existe tradução, é como colocar A e Z juntos ou como vemos isso descrito em algumas passagens Bíblicas como por exemplo:

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
Apocalipse 22:13


Vemos no NT descrito pela primeira e última letra do alfabeto grego, pois a Bíblia que temos foi traduzida do grego, mas o sentido é o mesmo, pois logo depois de Alfa e Ômega temos o mesmo termo "princípio". Ou seja, YESHUA estava lá e era participante ativo na criação, afinal tudo foi feito por (através) dEle e para Ele.

João quando descreve os seus primeiros versos em seu evangelho, quer dizer que YESHUA era aquele conhecido pelos hebreus como DEUS, era Ele quem sempre lhes falava desde Adão, pois na Bíblia é escrito que DEUS se encontrava com Adão na viração do dia (Gn 3:8), também é escrito que Moisés ficou face a face com DEUS (Ex. 33:11) e YESHUA ao vir, diz aos seus discípulos que DEUS jamais foi visto por alguém (Jo 1:18).
Naquela época, isso ficou claro depois de diversas explicações do Messias e questionamentos dos apóstolos.

Entendemos mais claramente quando lemos em paralelo os textos:

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
Filipenses 2:6,7


O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Colossenses 1:15


Em Filipenses vemos que tinha a mesma forma do Eterno, e em Colossenses vemos que era a imagem do Eterno, são dois termos diferentes para descrever o mesmo ser, YESHUA. Além disso ainda vemos o termo primogênito, que quer dizer, primeiro gerado.

Então quem na verdade era YESHUA?

Ele mesmo diz quando revela que é filho de DEUS. João também fala as mesmas coisas. Mas e Ele era DEUS? Recapitulando, Ele estava no princípio, falou com Adão, Abraão, Moisés, enviou os profetas, tentou ajuntar Israel como a galinha ajunta os seus pintinhos. Em todo este tempo tinha forma e imagem do Eterno, a falar com o povo, então, Ele não usurpou, não lhe subiu ao coração ser igual ao Eterno que é invisível e é o Espírito que é 3x Santo, e desfez então de sua glória e se tornou carne, um ser humano como outro qualquer e tudo lhe era revelado pelo Eterno. DEUS sempre revelou tudo a Seu Filho, e vemos isso mais claramente descrito no verso 1:1 de Apocalipse.

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
Apocalipse 1:1

YESHUA tinha uma coisa diferente de todos nós, é o único de sua espécie, filho direto do Eterno, estava com o Eterno no princípio, participante ativo na criação, e o Eterno habitou nele com toda a sua plenitude (Cl. 1:19). 

Temos alguns versos interessantes que podem dar um entendimento errado, mas ao reconhecer quem é quem, sabemos como interpretar, visto que YESHUA era para o povo como se fosse DEUS, e que o DEUS ETERNO, jamais foi visto e nunca saiu de seu lugar, e afinal por ser DEUS, não pode deixar de ser DEUS e não pode se desfazer de sua Glória, pois Ele é IMUTÁVEL, e então muito menos pode morrer.

Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.
Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos.
Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.
Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Atos 20:24-28


Lucas vem descrevendo toda uma narrativa dizendo coisas sobre DEUS e sobre YESHUA, mas vemos que Lucas diz que recebeu de YESHUA um ministério para testemunhar da graça de DEUS e que prega o reino de DEUS, que anuncia o conselho de DEUS e que o Espírito Santo (o Eterno) constituiu pessoas para apascentar a igreja do DEUS, que Ele (YESHUA) resgatou com seu próprio sangue. Sabemos disso justamente porque DEUS não pode ser ferido e que permanece em seu lugar Santo. Ele não precisa de nós para viver, mas nós precisamos dEle. Portanto hoje, existe uma igreja que pertence a DEUS, é o povo dEle, feito para seu Filho, o Messias YESHUA que na estaca derramou seu sangue para que fossemos salvos por Ele.

Há muitos outros versos como na primeira carta de coríntios 15, ou nas cartas de João, que podem ser analisados paralelamente, e comprovar esta verdade. Inclusive o que diz ouve ó Israel, nosso DEUS é UM. Uma menção direta ao Eterno, que até então eles não sabiam que o Eterno possuía um Filho e que este era quem vos falava.

YESHUA carregou sobre si toda a plenitude e poder do Eterno, inclusive o de perdoar pecadores, fatos que os fariseus jamais entenderam. Não conseguiam ver que YESHUA era aquele que falava aos seus antepassados, por isso diziam que Ele se portava como Deus, mas YESHUA dizia que era apenas Filho. Todo o poder do Eterno, toda a Plenitude estava sobre o Messias. Seus apóstolos entenderam, mas muitos não puderam compreender, assim como hoje com novas doutrinas inseridas, ainda não compreendem, mesmo João tendo escrito claramente que DEUS foi revelado em seu filho.

Que a Shalom do Eterno esteja com todos vocês.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário