segunda-feira, 13 de agosto de 2018

3 PODEROSOS SOLDADOS

Davi estava então num lugar forte, e a guarnição dos filisteus em Belém.
E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!
Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o Senhor.
E disse: Guarda-me, ó Senhor, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos.
2 Samuel 23:14-17

Davi como todos conhecem, um rei sem igual, e com ele também havia um exército assim, mas havia porém 3 destaques.

Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez.
2 Samuel 23:8

Eleazar, primo de Davi, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel.
Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o Senhor efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo.
2 Samuel 23:9,10

Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus.
Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.
2 Samuel 23:11,12


Davi que nasceu em Belém, tem uma forte lembrança, um desejo da água da qual bebia na época de sua juventude, sem guerras e apenas com a responsabilidade do rebanho, ele tem uma enorme recordação e alguns dizem até que ele suspirou desejando a água.
Esta água ficava junto a porta da cidade de Belém, uma cidade fortificada porém havia sido tomada pelos filisteus, o motivo não é claro, mas sabemos que a porta de uma cidade é a parte mais guardada, e com certeza o caminho até ela também.

Então os 3 soldados avançaram a realizar o desejo do rei, arriscaram suas vidas, mas lhe trouxeram a água, apenas para satisfazer o rei, isso mostra a fidelidade e a vontade de agradar ao rei em tudo. A Bíblia descreve os feitos deles, e não há como comparar com outros, parece até filme de Hollywood, batalhas épicas.

Davi então decide não tomar a água e oferece ela ao Eterno como símbolo do sacrifício que poderia ter acontecido aos 3 soldados, pois poderiam ter morrido.

Quando nós estamos diante do Eterno, muitas vezes não nos portamos como os 3 soldados, temos medo de encarar pessoas e muitas vezes de fazer o que é certo por receber desprezo, bem, os 3 soldados com certeza seriam desprezados e mortos se fossem pegos, mas ainda sim foram. Nós devemos aprender com eles, que ter fé no nosso Rei, é apreciar seus mandamentos e desejos, fazer o que lhe agrada, assim como eles fizeram a Davi. João diz que os mandamentos não são pesados, e além disso temos não só de guardá-los mas de sermos espelho para as pessoas.

Se somos de Yeshua devemos nos portar como tais em qualquer lugar e em qualquer situação, o carácter dEle está inserido em nós e devemos andar como ELE andou, sem medo de retaliações, que infelizmente virão, sobre forma de afronta ou cobiça.

Salomão escreveu em provérbios que se repreender um sábio ele lhe será grato, mas se repreender um tolo, criará afrontas.

Sim, e digo mais, nem precisa da repreensão, basta a sua conduta de vida diante do Messias, para criar afronta naqueles que o rejeitam, sim, inclusive naqueles falsos crentes, estes não gostam de regras e elas a incomodam, não é preciso dizer nada, apenas se portar como um Santo é o suficiente para criar ofensas.

Cabe a nós sermos valentes, Davi estava a 10km de Belém, os soldados foram e voltaram a pé, cansados, não cochilaram, ficaram de vigia o tempo todo, a espreita esperando uma brecha dos vigias da porta, e sabemos quem saiu vitorioso. Devemos ficar espertos e não dormir, a nossa batalha espiritual é árdua e devemos estar prontos a vencê-la, pois qualquer afronta física virá em forma de batalha espiritual, sim, o diabo não tem poder de tocar, você é um Santo do Eterno, mas quantos a sua volta não são?

Fica a pergunta e a interpretação, 3 soldados invadiram uma fortaleza filisteia, e no meio de quantos soldados os 3 poderosos de Davi adentraram e voltaram em segurança, e ainda levaram a água?

Que eles sejam uma espécie de referência para nossas vidas e nossas lutas, para que assim também saiamos dela com nossa água, e melhor, saciados da água da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário