domingo, 11 de abril de 2021

LEIS ALIMENTARES

Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.
Levítico 11:2,3


Nós não observamos muito bem os motivos pelo qual o ETERNO nos proibiu de comer alguns alimentos, mas ainda que alguns creditem tais leis aos judeus, e os gentios estão exclusos, creio que nos vale observar os motivos ao qual o ETERNO lhes deu tais ordenanças.

Sabemos que a Torah é para preservação da vida, amor ao ETERNO em primeiro lugar e amor ao próximo.

Se o ETERNO amou o mundo de tal maneira que nos deu YESHUA, devemos questionar o motivo porque nos proíbe de comer certos alimentos, será que não seria para preservação de nossa vida ou nossa saúde?

Porque alguns alimentos são chamados de imundos e outros de abominação? É pecado?

O que quero que parem para pensar, é iniciando pelos versos do 5 ao 8, dos animais terrenos que não devemos comer, o coelho, a lebre e o famoso porquinho. Talvez o motivo seja por carregarem alguns protozoários que são extremamente agressivos aos seres humanos, pode ser, e pode não ser, creio que se o ETERNO nos proibiu, algum motivo importante tem, até porque o porco, por exemplo, é um animal que come qualquer coisa que lhe é dado, é alimentado com o lixo que lhes é jogado. E o caso dos coelhos que ruminam mas não possuem o casco fendido, podem absorver contaminações por locais onde passam e transmitir as doenças aos humanos.

E quanto aos que podemos comer? Bois, vacas, touros, bode, cordeiro entre outros. Todos ruminam, ou seja, podem tirar as toxinas dos alimentos, e ainda mais, não contraem doenças devidos a seus cascos. Digamos que podem ser mais protegidos de pestilentas encontradas na natureza tornando sua carne comestível.

Nos versos seguintes, os animais aquáticos, apenas os que possuem escamas e barbatanas. É interessante notar justamente que também estão protegidos contra sujeiras da água. Fato é que camarão, lagosta e frutos do mar não entram na lista comestível, já imaginou comer uma barata? Só porque é marinha, não deixou de ser uma barata, isso mesmo, este é o camarão.

No caso dos animais que voam o ETERNO não recomenda comer os carnívoros ou aves de rapina, aquelas se alimentam de carniça. O que isso nos deve trazer? Sempre questione.

Dos répteis, tartaruga, rato, doninha, tipos de lagarto e lagartixa, lesma a qual tem até uma comida chamada escargot, ouriço, estes não são de comer.

Dos insetos até alguns lhes são permitidos comer, como gafanhoto ou grilo segundo sua espécie. O problema é que hoje nos alimentamos de insetos que nem sabemos, o besouro que gera o corante verde em alguns poucos casos, mas o mais famoso, você verá em iogurtes de morango, salsichas, linguiças (cuidado com estas que são feitas de restos e ainda possuem carne de porco), e tudo e qualquer produto alimentício de cor avermelhada, rosada ou laranja, alguns poucos alimentos usando o corante vermelho 40, mas na sua grande maioria, usam o corante natural carmim, ou carmim do cochonilha, isso mesmo, é um inseto cultivado em plantações de palma, e o pior, além ser um inseto não permitido comer, o corante é feito de seu sangue dissecado. Creio que seja uma tremenda abominação ao ETERNO.

Ainda tem os animais que ruminam e não possuem caso fendido como os camelos.

Mas o que simplesmente quero trazer-lhes aqui, é, ainda que YESHUA tenha dito em Marcos:


Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?
Marcos 7:19


Ele não estava dizendo que os alimentos estão purificados, mas talvez tenha sido acrescido o termo comida. O motivo é porque Ele está ensinando que o pecado é quem realmente contamina o homem, até porque os judeus ali presentes já não comiam dos alimentos impuros ou abomináveis, e apenas uma mão sem lavar não contaminaria os alimentos, mas ainda que alguém comesse de um alimento impuro, quando ela evacuar tal alimento, a pessoa estaria pura, pois ela certamente eliminou o alimento impuro de ser organismo.

O mesmo acontece na visão de Pedro, uma amostra que o ETERNO estava purificando aqueles os quais os judeus tinham por impuros, isso mesmo, nós os gentios, e Pedro entendeu o que o ETERNO lhe disse.

Nós temos muito o costume de isolar textos, ainda que o colocamos dentro do contexto do capítulo, será que ele ainda assim segue a regra contextual da Torah, será que está baseada nos ensinos do ETERNO ao povo Hebreu no deserto, ou de YESHUA?

Lembre-se sempre que o ETERNO ama seu povo, e jamais entregou algo que prejudicasse a vida de alguém.

Espero que curtam, SHALOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário