segunda-feira, 23 de julho de 2018

JONAS

E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:
Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.
E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.
Jonas 3:1-3


E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.
Jonas 3:5


E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.
Jonas 3:10

Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado.
Jonas 4:1

Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.
E disse o Senhor: Fazes bem que assim te ires?
Jonas 4:3,4


Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.
Jonas 4:5


E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.

Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.

E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.

Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.

E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;

E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?
Jonas 4:6-11

Jonas como todos sabem, fugiu de ir pregar em Nínive, na verdade anunciar destruição..... foi de barco, e veio uma tribulação sobre o barco, Jonas sabia que era sobre ele que vinha tal tormento, lançou no mar, e foi engolido por um grande peixe, trazido até a costa, andou 3 dias até chegar em Nínive.

chegando lá adentrou a cidade e anunciando destruição, lembre-se contra sua vontade, anunciou o que DEUS mandara fazer.
O Povo arrependeu-se de seus pecados, e DEUS não pode se arrepender, mas mas se compadeceu do arrependimento e não destruiu a cidade.

Jonas é o tipo de crente rebelde, foi tirar satisfação com DEUS, e como DEUS não quis mais destruir a cidade por arrependimento do povo, Jonas se ira, pede para que o Eterno então tire sua vida.

Jonas não conformado com isso, fala ao ETERNO basicamente isso, ou destrói Nínive ou tira minha vida.

Jonas então sobe ao monte e observa a cidade esperando a destruição dela, nota-se nisso que Jonas sabia que DEUS não o mataria por isso, ele quis apelar, e DEUS com sua misericórdia não destruiria uma cidade arrependida.

Então DEUS mostra a Jonas uma árvore que em um dia cresce e morre no outro a Jonas e faz ele entender que os seres humanos ali são mais importantes e merecem perdão.


Este fato é interessante em nossas vidas. Para falar a Palavra de DEUS e exortar, todos fazemos bem, mas quando devemos perdoar, e assistir a misericórdia de DEUS na vida de alguém, muitas vezes iramos, muitas vezes nos falta elogios a pessoa convertida, nos falta ser mansos, e sempre irados, não que esperemos juízo de DEUS para ela, não diretamente, mas muita vezes quando um pecador nos afronta falamos uma frase moderna, DEUS tá vendo, DEUS tá vendo, como se fosse uma cobrança. Porque então não não mudamos a frase para "tem misericórdia SENHOR, tem misericórdia".

Jonas é um típico crente como os de hoje, obedece a voz de DEUS, mas quando nada acontece se ira contra DEUS e pede satisfação ao invés de pedir perdão também.

Exemplificando, Jonas praticamente quis ver um filme de ação, subiu ao monte com a pipoca, e ficou olhando no telão pra ver saraiva e fogo descerem do céu, quando na verdade desceu, foi muita misericórdia.



Infelizmente Nínive não permaneceu nos caminhos de DEUS como a geração de Jonas que se arrependeu, logo DEUS envia outro a profetizar, Amós, e a cidade desta vez não se arrepende e é completamente destruída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário