quarta-feira, 25 de junho de 2014

A Lei ainda é válida?

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim anular, mas completar.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Mateus 5:17-18


Quero deixar claro, e está bem explicado clicando aqui que a lei ainda tem validade, pois colocando em lógica este versículo de Mateus fica bem claro, porém alguns se baseiam em versículos de Efésios 5:15 e Gálatas 3, colocando fora de um contexto Bíblico, sendo que o mesmo Paulo escreve:

Anulamos, pois, a Lei pela fé? De modo nenhum, antes estabelecemos a Lei.
Romanos 3:31

para os que estão sem lei, como se eu estivesse sem lei (não me achando eu sem a lei de Deus, mas sob a lei de Cristo), a fim de ganhar os que estão sem lei;
1 Coríntios 9:21


também está escrito assim:


Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:26


mas quero colocar a revelação de Efésios 2:15 e 16

Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
Efésios 2:15-16


Aparentemente está anulada a Lei, mas se anulo a Lei, anulo Cristo, pois Ele é a própria Palavra de Deus, o verbo que se fez carne e habitou entre nós.

esclarecendo Efésios 2:15 e 16 juntando com Mateus 5:17.

Não pensem que vim cancelar a Lei e os Profetas, Eu (Jesus) não vim cancelar, mas vim completá-la, desfazendo na minha carne, a inimizade de Deus com o ser humano, para que se arrependam de seus pecados condenados pela Lei, e confessem seus pecados a Deus, e sejam salvos por mim (Jesus), fazendo em vocês, destes dois princípios, Lei de Moisés e sangue derramado, carne e espírito, um novo homem, e salvo.

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Gálatas 3:10-13


Quero deixar claro que quem vivia pela Lei era maldito, e Cristo se fez maldito por nós, ele como em Efésios retirou a inimizade, retirou a maldição que havia em nós, pois estávamos sem Deus, mas Ele Cristo, não aboliu a lei, Ele Cristo aboliu a maldição, a inimizade, sendo agora, nosso mediador diante de Deus.

Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Romanos 7:7


A lei condena o pecado, e Cristo nos redimi diante de Deus nos dando a salvação, por isso Ele completou a Lei, pois a Lei não justifica, e Jesus nos trouxe de volta para Deus, nos justificando, e assim sermos salvos.

Respaldo mais uma vez:

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:26


Hoje temos a salvação em Cristo, mas faço de Paulo as minhas palavras.

Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.
Romanos 3:30-31

Nenhum comentário:

Postar um comentário