quinta-feira, 2 de agosto de 2018

NEGLIGÊNCIA DE ELI

Ora, os filhos de Eli eram homens ímpios; não conheciam ao Senhor.
1 Samuel 2:12
Eli era já muito velho; e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e como se deitavam com as mulheres que ministravam à porta da tenda da revelação.
E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? pois ouço de todo este povo os vossos malefícios.
Não, filhos meus, não é boa fama esta que ouço. Fazeis transgredir o povo do Senhor.
Se um homem pecar contra outro, Deus o julgará; mas se um homem pecar contra o Senhor, quem intercederá por ele? Todavia eles não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria destruir.
1 Samuel 2:22-25



Ao ver o relato que fala sobre o sacerdote Eli, vemos um tremendo descuidado com o que é correto, Eli, um sacerdote não preparou seus filhos para serem seus sucessores, não educou corretamente seus filhos ao que lhe falavam que eles se deitavam com as mulheres que ministravam à porta da tenda da revelação.

A Bíblia não é clara a que ponto foi, se as mulheres iam por bel prazer ou a força, como os filhos de Eli não conheciam, veja bem a Bíblia diz que não conheciam a DEUS, ou seja, não foram em nada instruídos por Eli, creio que eram estupros, pois aquelas mulheres eram sábias e ministravam já, ou seja, tinham amplo conhecimento do que faziam.

Os filhos de Eli acenderam a ira do ETERNO contra eles, e logo veio-lhes a morte.

Note que Eli só foi repreendê-los quando ouviu que seus filhos praticavam tais abominações a DEUS. E sua correção nem ao menos envolvia um castigo.

De acordo com a Lei, um "estuprador" deveria ser apedrejado até a morte, ele e a mulher, caso a mulher não gritasse por socorro, mas se gritasse, somente o transgressor deveria ser morto. Diante do caso de Eli, foi o que realmente aconteceu. Ao que parece não havia um líder como seu sucessor foi, Samuel, a negligência imperava naquele tempo, a era dos Juízes já havia passado, e cada um ainda fazia o que bem lhe parecia correto, e com Eli não foi diferente.

Nós hoje vemos muitos filhos rebeldes, não escutam a voz do pai ou mãe. Não devemos ser como Eli, em tardar a corrigir, devemos ensinar ainda quando bebê quando a criança faz a primeira pirraça, somos responsáveis pela educação da criança, pela formação do carácter dela, o que ela será quando crescer depende da base em que foi alicerçada.

Os filhos de Eli, não tinham um fundamento sólido, e ao final, vemos ambos sendo mortos e Eli gordo, caindo de sua cadeira e quebrando o pescoço, Samuel seu sucessor faz o que é reto aos olhos do ETERNO e cumpre bem o seu chamado.

A voz de um pai deve soar como trovão a seu filho, deve estremecer e gerar medo, o filho deve temer o pai, não só o pai, mas também a sua mãe, nisso quando for grande, aprenderá a ter o respeito devido e a honrar seu pai e sua mãe, mandamento este quebrado pelos filhos de Eli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário