quinta-feira, 22 de maio de 2014

Duros de Coração

Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
Atos 7:57-59


Baseando-se nos versículos acima, quero expor dez itens de como identificar ou se identificar como uma pessoa dura de coração, perante a Palavra de Deus.

Quero primeiramente perguntar ao leitor: qual é o seu comportamento quando alguém te exorta com a Palavra de Deus?


Geralmente os duros de coração não aceitam a correção pois vivem na carne e não entendem as obras do Espírito, acham que a correção é pessoal, e nem imaginam que estão sendo exortados para serem salvos.


A Palavra de Deus classifica isso como um combate entre a carne e o Espírito.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Gálatas 5:17


Como identificar uma pessoa com duro coração, principalmente se já for convertida ao Evangelho de Cristo?

1 - Eles geralmente são idólatras.

Não somente há o perigo de nossa profissão perder sua reputação, mas também de o templo da grande deusa Ártemis cair em descrédito e de a própria deusa, adorada em toda a província da Ásia e em todo o mundo, ser destituída de sua majestade divina".
Atos 19:27


Em Atos 19:27 o povo de Éfeso adoravam a Ártemis. Geralmente os duros de coração idolatram alguma coisa, seja ela, um ídolo, dinheiro, pessoa, carro, objetos pessoais, qualquer coisa. Ela tem mais medo de perder aquilo que idolatra, do que sua própria salvação, pois ela não entende, não sabe que idolatra algo, está cega, sem entendimento, então tentará se esquivar de alguma forma para defender sua idolatria.

2 - Distorcem a Palavra de Deus.

"Verificamos que este homem é um perturbador, que promove tumultos entre os judeus pelo mundo todo. Ele é o principal cabeça da seita dos nazarenos
Atos 24:5


Vemos em Atos 24:5 que Paulo pregava o verdadeiro evangelho de Cristo, mas como os duro de coração andam pela carne, eles considerarão as obras da carne como verdadeiras, logo o verdadeiro evangelho, não os agrada pois não estão em Espírito, o Evangelho de Cristo será considerado por eles uma heresia, pois os duros de coração não aceitaram a Palavra de Deus, pois ela confrontará com o seu coração carnal, ela combaterá seu pecado.

3 - Preferem não falar de Deus para serem aceitos.

Passados dois anos, Félix foi sucedido por Pórcio Festo; todavia, porque desejava manter a simpatia dos judeus, Félix deixou Paulo na prisão.
Atos 24:27


Os duros de coração não falam de Deus, pois temem que seus "amigos" os deixem, acham que falar de Deus, serão repreendidos, e deixados de lado, ao exemplo de Félix que aprisionou Paulo para manter a simpatia dos judeus. O problema de reter a Palavra de Deus, é que se aproximarão dos duros de coração outras pessoas duras de coração. Estas preferem aprisionar o cristianismo delas ao ponto de viverem de aparências, não dando frutos dignos de arrependimento. E se esquecem de cumprir a Palavra de Deus e nem temem aquEle que tem poder para lançar a alma e o corpo no inferno.

4 - Consideram os enviados de Deus perturbadores.

E, levando-os aos magistrados, disseram: "Estes homens são judeus e estão perturbando a nossa cidade,
Atos 16:20


Como os duros de coração andam na carne, as pessoas que as forem exortar, serão consideradas perturbadoras. Os duros de coração não querem ser incomodados em sua "vidinha particular" pois tem medo de suas obras, que são más, serem reveladas e repreendidas. Na verdade, as vezes até sabem que praticam iniquidade, mas buscam refúgios carnais para se basearem e sentirem um falso conforto.

5 - Não querem ouvir o Verdadeiro Evangelho.

Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: "A esse respeito nós o ouviremos outra vez".
Atos 17:32


As pessoas que são duras de coração não gostam de ouvir a Palavra de Deus, pois andam na carne e praticam obras da carne, geralmente, conversam sobre qualquer assunto que lhe convir, mas quando surge o nome de Yeshua, tentam se esconder, inventam desculpas, precisam sair depressa, arranjam alguma coisa para fazer, tentam de toda forma se esquivar para não ouvirem a Palavra da Verdade, e alguns até chegam a ser mais arrogantes dizendo que conhecem bem a Palavra. Os não crentes geralmente até zombam dizendo que é religião, e que isso não se discute, mas não sabem o que os espera na eternidade.

6 - Distorcem a Palavra de Deus.

"Este homem está persuadindo o povo a adorar a Deus de maneira contrária à lei".
Atos 18:13


Os duros de coração se acham entendidos na Palavra, mas nem ao menos leem a Palavra, o orgulho chega a cegar de tal maneira que acham que mesmo não lendo nada, ainda sim conhecem Deus, mas a Palavra diz que a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus. Então como se acham sábios, porque não precisam ler para conhecer, distorcerão a Palavra de Deus, estarão confusos e chamarão o certo de errado e o errado de certo, pois como são carnais, o que se torna certo para eles é a obra da carne, pois não conhecem a obra do Espírito.

7 - Pecam deliberadamente.

Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Efésios 4:17-19


Os duros de coração não tem limites para pecar, pois não possuem o pesar pelo pecado, não sabem quando pecam e quanto pecam, pois não tem a Lei gravada em seus corações, logo são entregues a todo tipo de impureza. Eles não tem mais o sentimento da Verdade, não discernem mais o que é certo e o que é errado, logo fazem tudo o que é abominável a Deus, pois seu coração é carnal, então praticam o que é da carne.

8 - Se respaldam em texto sem contexto para defender sua vida pecadora.

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Gálatas 5:13


Os duros de coração muitas vezes usam até a própria Palavra de Deus para se respaldarem, simplesmente usando a liberdade em Cristo, achando que são realmente livres e que podem viver suas vidas. Geralmente já são até batizados, mas na verdade, não tiveram um real encontro com Yeshua, pois apesar do batismo, ainda tem prazer nas obras da carne, e usam versículos mal empregados e sem contexto nenhum para se respaldarem. Lembre que o diabo tentou Yeshua com parte do salmo 91.

9 - Culpam outras pessoas.

Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi".
Gênesis 3:12

Vejam a que ponto chega, é lastimável, Adão ao desobedecer a ordem Divina de não comer do fruto do conhecimento, pecou, logo passou a praticar obras da carne, não assumindo porque quis comer, logo colocou a culpa na Eva, que também teve seu prazer de comer do fruto. Os duros de coração tentam muitas vezes se esquivar de seus pecados expostos colocando culpa nas outras pessoas. Mas se esquecem que fizeram, porque assim aceitaram fazer. Estavam de acordo, logo são culpadas. O problema é que são orgulhosas, e o orgulho não as deixa enxergar o pecado que praticam e se arrependerem.


10 - São fariseus

Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.
Mateus 27:22

As pessoas que são duras de coração são como fariseus, cumprem com facilidade os 9 itens acima, se acham certas, não aceitam exortação, se acham as mais santas, as mais edificadas, se acham conhecedoras da Palavra, querem ensinar, mas são incapacitadas para a obra de Deus, os seus frutos, são frutos maus, pois os seus ensinamentos são da carne, provém do seu ego, seus ensinos vem do seu orgulho, vem do que pensam ser, mas não são. Os duros de coração são pecadores, que além de não aceitar a Palavra que vem de Yeshua, ainda o crucificam, pois se acham tão certos em tudo que fazem, que nada para eles é pecado, pois vivem das concupiscências da carne e não aceitam Yeshua e nem a sua Palavra, pois a Palavra que lhes é pregada, é dura demais para tolerar, então eles preferem crucificar os que lhes são enviados, do que aceitar a Palavra e se converterem dos seus maus caminhos.

Eu poderia citar muitos outros itens sobre pessoas que são duras de coração e pessoas que rejeitam a Palavra de Deus, como a perseguição de Paulo e Barnabé em Atos, as várias prisões de Paulo e de outros apóstolos, a desobediência do povo Deus ao sair do Egito, a incredulidade do povo que sempre quiseram fazer suas vontades na época de Isaías, Jeremias, Oseias, o pedido por um rei na época de Saul de Davi. O povo de Deus sempre foi obstinado a realizar os desejos da carne. Os duros  de coração nunca querem realizar a vontade do Deus vivo, porque esta vontade lhes é contrária aos seus desejos.

E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
Efésios 4:17-18


Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Gálatas 5:16


Amados, não endureçam seus corações perante a Palavra de Deus, antes abram seus corações para que a Palavra de Deus possa entrar, ser gravada em seus corações, e vocês, ao se arrependerem, serem salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário