terça-feira, 7 de agosto de 2018

NÃO COBIÇARÁS

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20:17

Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.
Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha.
Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita.
Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo.
E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara.
Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo.
Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu.
E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto.
E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.
1 Reis 21:2-16


Vemos aqui uma forte conexão dos textos, relacionado a cobiça, Acabe, resumidamente um rei sem iniciativa por tudo o que fez além de ir sempre contra o que o Eterno lhe dizia fazendo o que era mau aos olhos de Adonai, e ainda com uma mulher extremamente perversa que o dominava.

Acabe cobiça a vinha de Nabote, tenta uma rápida negociação, que não flui por Nabote negar, Acabe vai chorar amargurado em seu quarto e Jezabel toma suas dores e toma providências para Nabote morrer e Acabe tomar posse da vinha, de graça.

Acabe poderia ter insistido na negociação, dado maior valor, terras bens, coisas que Nabote poderia aceitar, mas Nabote de qualquer forma, ao que diz o texto, não estava disposto a aceitar.

Jezabel uma mulher perversa, faz uso do poder do rei, e faz acabe tomar posse do que não lhe pertente, veja bem, o que não lhe pertence.

A cobiça, como vemos no texto de Êxodo, não é apenas uma mera palavra, mas vem conectada com vários termos, mulher, servo, casa, boi, nem jumento e nem coisa alguma do seu próximo, e isso nos diz algo, o que? Então, a cobiça, não é apenas aquela inveja de ter algo que o outro tem, é um forte desejo de ter aquilo que seu próximo tem, não algo igual, mas justamente aquele que já pertence a outro, e quando você tenta negociar, e a negociação falha, este forte desejo impulsionador fará a pessoa tentar qualquer coisa para obter aquilo. Mas note que o texto enfatiza um complexo de coisas do próximo, isso mesmo, Adonai ali diz, não deseje ter a vida do teu próximo. Tomar o lugar do próximo, se parar para pensar é querer a morte dele e assumir sua vida, seus bens, sua mulher, seu trabalho, sua casa, não é uma simples inveja, mas um forte desejo de ter a vida de alguém, e devemos ter extremo cuidado com isso, pois é um pecado do coração, e está oculto a face dos homens e apenas DEUS o conhece.

Se alguém denota ter tais desejos pelas suas coisas, afaste-e, como diz João em sua carta:


Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.
2 João 1:9-11



Nenhum comentário:

Postar um comentário