sexta-feira, 27 de julho de 2018

A REBELIÃO DE CORÉ

E Coré, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben.

E levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembléia, homens de posição,

E se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor?

Quando Moisés ouviu isso, caiu sobre o seu rosto.


E falou a Coré e a toda a sua congregação, dizendo: Amanhã pela manhã o Senhor fará saber quem é seu, e quem é o santo que ele fará chegar a si; e aquele a quem escolher fará chegar a si.

Fazei isto: Tomai vós incensários, Coré e todo seu grupo;

E, pondo fogo neles amanhã, sobre eles deitai incenso perante o Senhor; e será que o homem a quem o Senhor escolher, este será o santo; basta-vos, filhos de Levi.

Disse mais Moisés a Coré: Ouvi agora, filhos de Levi:

Porventura pouco para vós é que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, e administrar o ministério do tabernáculo do Senhor e estar perante a congregação para ministrar-lhe;

E te fez chegar, e todos os teus irmãos, os filhos de Levi, contigo? ainda também procurais o sacerdócio?
Números 16:1-10



Coré é chamado por alguns como o primeiro populista, sua ideia como vemos no texto era tomar o lugar de Arão, ele queria ser o sacerdote.

Sabemos que na época, o Espírito de Deus habitava em apenas alguns ungidos, no caso ali, Moisés e Arão e os filhos de Arão, mas Coré se intitulava santo como os demais porque DEUS habitava no meio deles.

Coré ajuntava alguma multidão para questionar Moisés e induzi-lo ao erro, incitando a multidão com mentiras para colocarem Moisés contra a parede.

Está alguns fatos como estas falácias de Coré escrita no Talmud, e Coré se pronunciava da seguinte forma:

Moisés, sabemos que é preciso ter um fio azul na orla da veste, e Moisés concordava, Coré então questionava, Moisés, e se tiver o manto todo azul, ainda precisa do fio azul na orla? Moisés dizia, sim Coré, precisa. Coré então voltava ao povo e dizia, vejam como Moisés é incoerente, um fio azul santifica a veste, mas uma veste toda azul não santifica.

Em outro exemplo Coré chegou a Moisés e disse, precisamos da Mezuzá nos umbras das portas? Moisés dizia, sim Coré, então Coré o questionava, e se eu colar toda a Torah por toda a minha casa, ainda assim preciso da Mezuzá? Moisés, respondia, sim Coré, precisa. Coré se voltava ao povo e dizia, vejam como as Leis são falhas, uma Mezuzá no umbrais das portas guarda a saída e a entrada, mas a Torah por toda a casa não tem proteção.

E assim Coré foi chamado por Moisés e questionado, e abriu-se o chão e todo o grupo de populista de Coré foram tragados por se levantarem contra aqueles que detinham a Palavra do Eterno.

2 comentários:

  1. The Benefits of Using a T-Shirt with Titanium-Arsenic Acretin
    T-Shirts with T-Shirts titanium for sale with T-Shirts with nano titanium babyliss pro T-Shirts with titanium bikes T-Shirts with T-Shirts with 2021 ford escape titanium hybrid T-Shirts with T-Shirts with T-Shirts with T-Shirts with T-Shirts with mens black titanium wedding bands T-Shirts with T-Shirts with T-Shirts with T-Shirts with T-Shirts with

    ResponderExcluir